quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Termos técnicos do sistema tegumentar mais anatomia e fisiologia
Segue a lista com os Termos técnicos do sistema tegumentar
Acromia: falta de melanina, falta de pigmentação, albinismo;
¨ Apelo: sem pele, não cicatrizado, aplicado a feridas. 2) desprovido de prepúcio, circuncidado;
¨ Cloasma: manchas escuras na pele, principalmente na face da gestante;
¨ Dermatite: inflamação da pele;
¨ Dermatose: doença de pele;
¨ Equimose: extravasamento de sangue por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas;
¨ Eritema: vermelhidão na pele;
¨ Erupção na pele: vermelhamento de sangue por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas;
¨ Erupção: lesões visíveis na pele;
¨ Escabiose: moléstia cutânea contagiosa, caracterizada por lesão multiformes, acompanhadas por prurido intenso.
¨ Esclerodermia: afecção cutânea com endurecimento da pele;
¨ Esclerose: endurecimento da pele, devido a uma proliferação exagerada de tecido conjuntivo. Alteração de tecido ou órgão caracterizado pela formação de tecido fibroso;
¨ Escoriações: perda superficial de tecidos;
¨ Estrófulo: dermatose benigna comum no recém-nascido;
¨ Exantema: deflorência cutânea, qualquer erupção cutânea;
¨ Fissura: ulceração de mucosa;
¨ Flictema: levantamento da epiderme, formando pequenas bolhas;
¨ Mácula: mancha rósea da pele sem elevação;
¨ Petéquias: pequenas hemorragias puntiformes;
¨ Pústula: vesícula cheia de pus.
¨ Úlcera: necrose parcial do tecido com perda de substâncias;
¨ Urticária: erupção eritematosa da pele com prurido;
¨ Vesículas: bolhas;
Anatomia e fisiologia dos sistema tegumentar
O sistema tegumentar é composto por pele e anexos (glândulas, unhas, cabelo, pelo e receptores sensoriais). Possui funções importantes, principalmente como barreira, protegendo o corpo do ataque microbiano e evitando ressecamento e perda de umidade para o ambiente externo .
A pele é composta por camadas: a epiderme mais externa é formada por tecido epitelial, o tecido conjuntivo inferior é a derme, seguido pelo tecido subcutâneo, também chamado de hipoderme.
Epiderme
A epiderme é composta por tecido epitelial e suas células possuem diferentes formas e funções. Elas se originam na camada basal, movem-se para cima e tornam-se planos à medida que sobem. Quando atingem a camada mais externa (estrato córneo), as células morrem tendo em sua composição principalmente a queratina. Entre a camada basal (a camada mais interna) e a córnea (a camada mais externa), há uma camada granular, na qual as células são preenchidas com partículas de queratina, e uma camada espinhosa, na qual as células têm extensões que as mantêm juntas.
Derme
A derme é composta por tecido conjuntivo fibroso, vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas e fibras musculares lisas. É uma camada de espessura variável que conecta a epiderme ao tecido subcutâneo ou hipoderme. A sua superfície é irregular, com saliências, as papilas dérmicas acompanham as reentrâncias da epiderme.
Unhas
As unhas são placas de queratina que se formam nas pontas dos dedos que nos ajudam a agarrar objetos.
Cabelo
O cabelo está espalhado por todo o corpo, exceto em algumas áreas das palmas das mãos, plantas dos pés em determinada área genital. Eles são formados a partir de queratina e fragmentos de células epidérmicas mortas, que são comprimidos e formados dentro do folículo piloso. O cabelo está espalhado por toda a cabeça devido às células mortas queratinizadas produzidas na parte inferior do folículo piloso. Eles produzem queratina, morrem e são esmagados no cabelo. O cabelo e a cor do cabelo dependem da quantidade de melanina produzida. Quanto mais pigmento, mais escuro é o cabelo.
Receptores sensoriais
Eles são ramos de fibras nervosas, algumas das quais são enroladas para formar pequenos corpos, outras são soltas, como aquelas enroladas em folículos capilares. Eles têm funções sensoriais e podem receber estímulos mecânicos, de pressão, de temperatura ou de dor. São eles: corpúsculo de Rufini, corpúsculo de Pacini, bulbo de Claus, corpúsculo de Meissner, disco de Merkel, Terminais do Folículo Piloso e Terminações Nervosas Livres.
Glândulas
Elas são exócrinas porque liberam secreções fora do corpo. As glândulas sebáceas são bolsas que secretam sebo (substância oleosa) próximo aos folículos capilares para lubrificá-los. Por outro lado, as glândulas sudoríparas têm um formato tubular enrolado e secretam suor (um fluido corporal composto de água e elementos como sódio, potássio e íons cloreto) através dos poros da superfície da pele. A transpiração ajuda a controlar a temperatura corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;