quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Termos técnicos do Sistema Respiratório mais anatomia e fisiologia
Segue a lista com os principais termos técnicos do Sistema Respiratório
¨ Aerofagia: deglutição anormal de ar, provocando eructação freqüente
¨ Anoxia: redução do suprimento de oxigênio nos tecidos
¨ Apnéia: parada dos movimentos respiratórios
¨ Asfixia: sufocação, dificuldade da passagem do ar
¨ Binasal: referente a ambos os campos visuais nasais
¨ Cianose: coloração azulada por falta de oxigênio
¨ Dispnéia: dificuldade respiratória
¨ Estertorosa: respiração ruidosa
¨ Expectoração: expelir secreção pulmonar (escarro)
¨ Hemoptise: hemorragia de origem pulmonar, escarro com sangue
¨ Hemotórax: coleção de sangue na cavidade pleural
¨ Hiperpnéia: respiração anormal, acelerada, com movimentos respiratórios exagerados
¨ Ortopnéia: acentuada falta de ar em decúbito dorsal
¨ Taquipnéia: movimentos respiratórios acelerados
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório
O sistema respiratório é um dos sistemas que constituem o corpo humano, e é formado pelos pulmões, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, que são responsáveis pelo fornecimento de oxigênio às células.
E é nos pulmões que ocorrem as trocas gasosas entre o dióxido de carbono e o oxigênio, que é chamado de hematose pulmonar. Portanto, a principal função do sistema é a troca de gases entre o meio ambiente e o organismo animal.
Pulmão
O corpo humano possui dois pulmões, e eles são os órgãos mais importantes do sistema respiratório, contendo cerca de 200 milhões de alvéolos.
Os pulmões são circundados por duas membranas chamadas pleura. O ar que chega até eles é constantemente renovado, garantindo um suprimento contínuo de oxigênio no sangue.
Cavidade nasal
A cavidade nasal ou fossa nasal são dois dutos paralelos separados por uma parede de cartilagem chamada septo nasal e revestidos por membranas mucosas. Além de reter as partículas sólidas e as bactérias presentes no ar inspirado, esse muco também é responsável pela hidratação das vias aéreas.
Os pelos da cavidade tem a função de filtrar o ar, bloqueando os germes e removendo as impurezas, garantindo que o ar chegue aos pulmões de forma limpa. Também no topo da cavidade estão as células sensoriais, responsáveis pelo olfato.
Faringe
A faringe é um órgão com dupla função, além da passagem para receber os alimentos, o ar inspirado também passa por essa passagem. Portanto, é compartilhado entre o sistema respiratório e o sistema digestório.
Isso porque, em sua extremidade superior, a faringe se comunica com a cavidade nasal e a cavidade oral, enquanto na extremidade inferior o canal se comunica com a laringe e o esôfago.
Garganta
No sistema respiratório, a laringe está localizada no topo da traqueia, e ela permite que o oxigênio seja conduzido através da conexão que ele forma entre a traqueia e a faringe.
Sua principal função é evitar que os alimentos entrem no trato respiratório inferior através da epiglote, que fecha ao ser engolida. Além disso, é responsável pela vocalização, porque as cordas vocais estão localizadas nele.
Traquéia
A traqueia é composta por um tubo cuja parede é reforçada por um anel de cartilagem, que tem a função de manter a traqueia sempre aberta para a passagem do ar. Ela está localizada abaixo da laringe e dividido em dois tubos curtos, os brônquios que também são reforçados por anéis de cartilagem.
Brônquio
Os brônquios desempenham um papel importante no sistema respiratório, pois são responsáveis pelo transporte de ar para os pulmões. Eles se ramificam em grande número e formam bronquíolos. A traqueia, os brônquios e os bronquíolos são revestidos por epitélio ciliado, rico em células produtoras de muco.
Inalação
Corresponde ao ar que entra nos pulmões. Esse movimento é obtido pela contração dos músculos entre o diafragma e as costelas (intercostais). Durante esse processo, o diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que elas se expandam, forçando o ar para dentro.
Expiração
Neste processo, o efeito é o oposto, pois as costelas são abaixadas e o diafragma sobe, o que faz com que a cavidade torácica encolha e garante que o ar seja expelido dos pulmões. É importante notar que o ar não é completamente descarregado dos pulmões, porque uma pequena parte ainda está nos alvéolos para evitar o colapso das finas paredes alveolares.
Hematose pulmonar
É o nome do processo de troca gasosa entre o meio ambiente e o corpo humano. Esse processo ocorre nos alvéolos, garantindo o transporte de oxigênio por todo o corpo e a remoção do gás carbônico.
Portanto, isso acontece quando o oxigênio da respiração pulmonar atinge os alvéolos. Nesta área, o oxigênio se difunde para o sangue nos capilares circundantes, enquanto o dióxido de carbono no sangue dos capilares se difunde para os alvéolos, causando a troca gasosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;