segunda-feira, 29 de novembro de 2021
O que é farmacodinâmica
A farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos medicamentos no organismo, bem como o mecanismo de ação e a relação entre a concentração do medicamento e as expectativas ou efeitos colaterais. Portanto, a farmacodinâmica estuda a correlação entre as drogas e o organismo, onde se observa quais processos fisiológicos são afetados pelas drogas, por meio dos seguintes fatores:
_A localização e mecanismo de ação do medicamento;
-A relação entre concentração e proporção de ação;
-Mudança de efeito
-Reação do organismo.
Dependendo da natureza do medicamento e do método de administração pode-se analisar os efeitos dos medicamentos seja ele oral, intravenoso, cutâneo.
O efeito pode ser local quando o tratamento é realizado em uma parte específica do corpo. Após a ingestão, injeção ou absorção pela pele, a droga é absorvida pelo corpo, geralmente na corrente sanguínea, circula por todo o corpo e interage com vários locais-alvo. A farmacodinâmica analisa esse caminho e interações e observa os efeitos dessas drogas no organismo.
As interações com células, tecidos ou órgãos diferentes daqueles destinados para atuação do fármaco podem causar reações adversas e efeitos colaterais. Por outro lado, o efeito do medicamento na área afetada produzirá o efeito terapêutico desejado. Essas interações também são analisadas por meio da farmacodinâmica.
Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos pela combinação de medicamentos com componentes específicos de células e tecidos. Portanto, a farmacodinâmica analisa os efeitos das drogas em enzimas, proteínas e receptores celulares.
Esses efeitos causados pelos medicamentos podem ser desejáveis, quando se alcança seu alvo ou objetivo de tratamento terapêutico, e aqueles indesejáveis, que podem causar reações adversas e efeitos colaterais.
Os efeitos desejados do estudo incluem:
-Interação com enzimas;
-Interação com proteínas estruturais e proteínas de transporte;
-Interação com canais iônicos;
-Conexão com receptores hormonais, neuromoduladores e neurotransmissores;
-E ruptura da membrana celular do parasita.
Efeitos adversos:
-Aumenta a possibilidade de mutação celular;
-Induzir dano fisiológico;
-Doenças causadas pelo medicamento;
-Diferentes ações simultâneas;
-Aumento ou inibição indesejáveis da substância;
-Hipersensibilidade.
-Adição química
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;